De acordo com estudo realizado pelo Centro de Pesquisa da Universidade de Ciência e Saúde de Oregon, acrença comum de que os contraceptivos orais causam ganho de peso é falsa. Os resultados do estudo foram publicados na edição online de janeiro de 2011 da revista Human Reproduction.
“Uma pesquisa rápida no Google revela que os contraceptivos e a possibilidade de que eles possam causar ganho de peso é um assunto bastante polêmico”, disse Alison Edelman, médica e pesquisadora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Oregon, e autora do estudo.
“Questões que envolvem peso são difíceis de serem estudadas nos seres humanos, e as pesquisas até agora têm sido insuficientes para demonstrar se os contraceptivos orais causam ganho ou perda de peso. Mas esta é uma questão extremamente importante já que a preocupação com o ganho de peso é uma das principais razões pelas quais as mulheres evitam ou simplesmente param de tomar as pílulas anticoncepcionais, o que por conseqüência acaba levando muitas vezes a uma gravidez indesejada”.
Para conduzir a pesquisa, cientistas e pesquisadores estudaram um grupo de macacos rhesus por quase um ano. Esses macacos foram usados no estudo porque seu sistema reprodutivo é praticamente idêntico ao dos seres humanos. No entanto, ao contrário de estudos realizados em humanos, mais variáveis puderam ser controladas, como a quantidade exata de alimentos consumidos, fornecendo dados ainda mais significativos.
No início do estudo, metade dos animais era obesa enquanto que a outra metade apresentava peso normal. Durante os oito meses do período de tratamento, os animais receberam doses de contraceptivos orais ajustadas aos seus pesos. Os pesquisadores observaram seus pesos, consumo de alimentos, níveis de atividade, gordura corporal e massa muscular magra.
Ao final do estudo, o grupo com peso normal permaneceu com o peso estável enquanto que o grupo obeso perdeu uma quantidade significativa de peso (8,5%) e um percentual de gordura corporal (12%) devido a um aumento na taxa metabólica basal. Não foram observadas alterações no consumo de alimentos, atividade ou massa muscular magra para ambos os grupos.
“O estudo sugere que as preocupações com o ganho de peso ao usar pílulas anticoncepcionais são mais baseadas em ficção do que na realidade”, disse Judy Cameron, uma das pesquisadoras.
Além disso, dependendo do seu peso inicial, os resultados podem ser diferentes – mulheres mais pesadas e que mantêm estáveis as suas dietas podem perder peso com o uso do anticoncepcional. Muito provavelmente, a razão pela qual essa crença continua a existir é porque o ganho de peso que ocorre naturalmente com a idade acaba sendo atribuído a esses medicamentos.
Espere,não vá ainda tem muito mais...
Saiba como estão os atores de ''eu a patroa e as crianças'' hoje:
Olá,
ResponderExcluirSinceramente, achei essa pesquisa furada. Mesmo que especialistas digam que não engordam, seria necessário avaliar várias marcas que existem no mercado, sobretudo as mais populares e lembrar que um comprimido (dosagem diária recomendada) não é exatamente a dose ideal para qualquer peso. Eu usei anticonscepcional por seis meses e 10kg engordados em seis meses não é em decorrência da idade. Parte deste peso era retensão de líquido e eu perdi logo que parei de tomar, a outra parte era de fato gordura. Vale salientar que eu não mudei minha dieta neste período, tive que modificá-la depois para perder os quilos restantes.
É importante lembrar que há dinheiro envolvido, logo é comum que hajam pesquisas a favor do produto.
Pela minha experiência e a de muitas amigas (praticamente todas que tomaram, vários rémedios diferentes, inclusive) pílula engorda sim! Se for para começar a tomá-la prepare-se para fazer cortes na sua dieta.
Blog muito legal.
Beijos
Isso é porque antigamente as pílulas eram lotadas de hormônio que realmente engordava. Aliás, essas pilulas fortíssimas são as que a rede pública distribui aqui no Brasil, ou seja...
ResponderExcluirAliás, eu tomo pílula de baixa dosagem há 3 anos e o que me aconteceu - que eu não achei nada ruim - foi que eu ganhei curvas maiores!
ResponderExcluir